10.8.16

SEMENTES




          A ideia de semear talvez seja uma das grandes invenções da humanidade. É um traço que denota uma dimensão de apego às raízes, à terra, à preservação. Traduz, também, o cuidado com o futuro.
          Essas ideias me tomam a mente, com maior ênfase, ao ver os atletas plantando sementes, numa expressiva simbologia, mostrando a todos nós a importância de preservar, cuidando do planeta, da vida, do futuro. Essa tônica do cuidado, eu a olhei como o expressivo significado do espetáculo. Além de todas as belezas criativas apresentadas, pessoas, personagens, cores e história, uma plasticidade verdadeiramente bela, me tocou de modo singular o gesto de plantar as sementes. Houve um pensar a vida em movimento, hoje e amanhã.
          Minhas observações sobre os acontecimentos se movimentam e invadem minha imaginação. Outro espetáculo me motiva a pensar. Não tem toda a plasticidade e a beleza da festa de abertura das Olimpíadas, mas não é menos importante.  Refiro-me às falas, ao trabalho, às manifestações das pessoas que postam nas redes sociais seu envolvimento, em defesa da democracia. É um outro modo de semear, de plantar, de cuidar do hoje e do amanhã.
          Se a semente for plantada em terra boa, ela dará frutos, já nos ensinou o Evangelho. A terra daninha, plena de pragas, pode apressar a morte da semente. Julgo importante, neste momento brasileiro, semear novas sementes, preparar a terra para o cultivo de ideias necessárias para defender a vida democrática. É possível que se enfrente borrascas e terremotos capazes de ameaçar a frágil semente da democracia, na tentativa de impedir o crescimento da planta. Os artifícios de toda ordem estão aí numa atitude vil, ocupados na morte da semente.
          Sementes, terra boa, pessoas cuidadosas são condições imprescindíveis para continuar a humanidade. Semear, cuidar, estar atento ao avanço das ervas daninhas são tarefas urgentes para a continuidade da vida, tanto biológica, quanto social.
          Que se consiga plantar mais sementes, mesmo quando se encerrarem os jogos olímpicos, pois a democracia precisa ser cultivada, além das regras do jogo burocrático. Sua semente para germinar requer mais que o aplauso. Exige responsabilidade para crescer e frutificar. É um cuidado incessante.


Um comentário:

Ivan Therra disse...

Façamos a sementeira, façamos o plantio, para cuidar... e cuidar...