6.2.13

As Areias e a Eternidade



O vento arrastava a areia com celeridade, de tal modo que produzia formas serpenteadas na beira do mar. Detive-me por instantes a olhar esse fustigar do vento e o acúmulo da areia em montículos, que logo eram carregados na continuidade desta ação eólica ritmada e ininterrupta.
Da observação saltei para o devaneio. Tentei imaginar o tempo que levaria para que se formassem montanhas imensas, quase cordilheiras de areia ao redor das praias do mundo. Talvez, quando isso ocorresse não teria transcorrido um minuto da eternidade. E então movimento meu imaginário para esse conceito, eternidade. É uma dimensão do tempo impossível de calcular.
Como as pessoas se sentem eternas? Como existe o apego a coisas, a cargos, até mesmo aos outros como se a eternidade ai estivesse?! O que é a eternidade? Tudo se relaciona com a dimensão de tempo. Faz-se juras eternas, declara-se amores eternos, produz-se coisas que parecem eternas. Tem-se saudades eternas. Nada disso se contem no transcorrer de um ciclo de vida. É muito mais.
Talvez eternidade possa ser pensada como duração. O vínculo afetivo com pessoas, seres da natureza e coisas é permanente enquanto durar o que sustenta essa vinculação. O desejo que nós possamos ter de eternidade pode ser entendido como de pertencimento, quando a vida que possuímos alimenta essa duração. Depois fica a saudade, a falta, o sentimento de perda ou de impotência, o lamento por não ter tornado pleno o tempo vivido, numa espécie de toque de eternidade.
Continuo minha caminhada à beira-mar contemplando o vento agindo sobre a areia, reunindo e espalhando seus grãos e me permito imaginar mais uma vez o secular acúmulo de areia, às margens dos oceanos do mundo. Se um pássaro transportasse cada grão de areia reunido num monte para formar outro monte, ainda assim não teria transcorrido um minuto da eternidade. 
Significa que eternidade não tem tempo, medida, limite. É incomensurável na linha do nosso tempo. Os pássaros poderão continuar a carregarem grãos de areia e nós passaremos no mundo como um sinal mínimo da eternidade.

Nenhum comentário: